RIBOSSOMOS


     Célula Procarionte;

                          
Os ribossomos são grânulos livres imersos no hialoplasma das células procarióticas e eucarióticas e também aderidos ao retículo endoplasmático, recebendo a denominação de retículo granular. Quando participam da síntese celular, essas estruturas permanecem agrupadas ao filamento de RNA mensageiro, formando os polissomos. São formados a partir de duas subunidades: uma maior e outra menor, originadas da combinação de ácido nucleico ribossomal à uma enorme quantidade de proteínas, cerca de 50 tipos proteicos diferentes. Fundamentais estruturas do controle metabólico, o ribossomo somente funciona quando as subunidades se fusionam. Existem, na sua subunidade maior, dois sítios: um A e outro P (A – aminoacil e um P - peptidil) receptivos ao RNA transportador, substância carreadora dos aminoácidos (unidade básica das proteínas).

Grupo vegetais eucariontes

Ribossomos
O que são?
    São grânulos livres imersos no hialoplasma das células procarióticas e eucarióticas, aderidos ao retículo endoplasmático, assim chamado de retículo granular.


Características
Ø  Quando participam da síntese celular, se agrupam ao filamento de RNA mensageiro, formando os polissomos.
Ø  São formados a partir de duas solenidades: uma maior e outra menor, originadas da combinação de ácido nucleico ribossomal (RNAr) a um enorme quantidade de proteínas.
Ø  Existem na subunidade maior, dois sétios: uma A e outra B (A- aminocial e um P- peptidil) receptivos ao RNA transportador. (RNA). Substância carreadora dos aminoácidos.
Função
Uma das principais funções dos ribossomos é atuar na síntese. Das proteínas. Como a célula necessita de muita proteína para se desenvolver, ela possui milhares de ribossomos em seu citoplasma.
v  Os ribossomos também atuam na síntese das cadeias polipeptídicas.
(grupo 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário