PAREDE CELULAR


Parede Celular de uma Célula Procarionte


Podemos considerar a parede celular sendo uma, se não a mais, importante estrutura para as bactérias, sendo esta o alvo de muitos antibióticos que, por exemplo, inibem sua formação. Por ser muito resistente, permitindo que a bactéria sobreviva em ambientes muito hostis, esta exerce uma força contrária à da osmose evitando que a bactéria estoure; a parede celular de algumas bactérias resiste a uma pressão de até 20 atm. Além do mais, é responsável pela forma (morfologia) bacteriana de uma maneira análoga a um pneu, e é característico de cada espécie bacteriana que pode ser semelhante entre algumas espécies ou em alguns casos muito diferentes, permitindo assim uma forma de classificação bacteriana. Deve-se levar em consideração que alguns procariontes não possuem parede celular, como os micoplasmas.

Características


  1. Com exceção dos micoplasmas e das formas L., todas as bactérias possuem uma parede celular;
  2. Estrutura rígida (forma da célula);
  3. Proteção contra ruptura , agressões externas, penetração de vírus (bacteriófago) e variações de pressão osmótica;
  4. Apresenta permeabilidade (nutrição e saída de substâncias);
  5. Apresenta moléculas antigênicas;



parede celular de uma célula 
vegetal eucarionte

O que são?
  É um envoltório extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários.
Essa estrutura impossibilita alterações morfológicas dos organismos em razão de ser semirrígido, ou seja, as células não alteram as formas em consequência da parede celular.

Características:
v  Possui uma forte resistência não permitindo as células mudarem de formas.
v  Nas plantas, a parede celular é composta basicamente pelo polissacarídeo celulose.
v  Sua formação nas células vegetais tem início com a deposição de uma fina camada elástica de celulose primária, permitindo nesse estágio o crescimento da célula. Depois desse crescimento, a parede recebe novas cama de celulose e outras substâncias conferindo maior resistência, denomina parede secundária.
Para permitir o intercâmbio, troca de substância entre células adjacentes, existem pontes citoplasmáticas ao longo da superfície da parede, chamadas de plasmodesmas.
Função:
A função primordial dessa estrutura é cogerir resistência e proteção celular, impedindo a lise osmótica quando em meio hipotônico.
(grupo 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário